Helena Reis

Pedagoga e Assistente social

 Concursada pelo Estado do Rio e Prefeitura do Rio exerci inúmeras atividades não só em salas de aula, em comunidades periféricas como também nas área do urbanismo- R. A de S.Teresa e  da  área Cultural- C.C Laurinda  Santos Lobo. Vivi o momento em que o bairro se esvaía no barro das encostas, provocadas pelas chuvas torrenciais de janeiro. Articulamos seus  artistas plásticos que mais tarde, começam a abrir seus ateliers para o público,  no movimento conhecido como “Portas abertas de Santa”. No Laurinda passei a  construir projetos culturais como  o Carioquinha” onde jovens da periferia ficavam extasiados conhecendo não só a história ao vivo da cidade, como seu   arcabouço cultural e do  Projeto   “Braços Abertos para a A.Latina”, um resgate da nossa relação distanciada com nossos Hermanos. A vinda de Eduardo Galeano numa noite de verão, com uma plateia que vazava pelo ladrão, foi  um raro acontecimento.

 Meus cursos de formação tiveram a marca da minha inquietação e tendência plural: Cursos de Filosofia como os Cursos Anuais de Adauto Novaes com temáticas de tirar o sono sob a batuta de pensadores brasileiros e internacionais das melhores cepas. Posso citar nomes como  Marilena Chauí, Oswaldo Giacóia, Francisco de Oliveira, Renato Janine, Franklin  Silva, Eugênio Bucci, Slavej Zizek, Jean Pierre Dupuy ,Pascal Dibie , e muitos outros com  os temas : “A Experiência do Pensamento”; Civilização e Barbárie; O Silêncio dos Intelectuais; O Esquecimento  da Política; A invenção das Crenças; Ensaios sobre o medo e muitos etcs. Ainda em filosofia : Auterives Maciel, Mário Bruno tanto na UFF como no SIMPRO  com muito estudo sobre Deleuse/ Gattari e Foucault etc e a profa Viviane Mosé a grande especialista em Nietzsche.  Teoria da Complexidade e Física quântica para pedestre com Luiz Alberto de Oliveira no Instituto de Integração Corpo & Mente. Em Teatro através de oficinas no Cacilda Becker com Amir Haddad “Teatro tá na rua”  ; Boal “Teatro do Oprimido” ; Celso Martins Correa- Teatro Oficina

Às  oportunidades  de viagens internacionais  acoplei  a reciclagem do aprendizado  de idiomas  iniciados no Brasil  não perdendo a oportunidade de  aperfeiçoá-los  lá fora, morando e interagindo   com  famílias locais :

Inglês : Em 3 países: África do Sul – Cidade do Cabo; Nova York e Califórnia-(S.Francisco) e Canadá – (Vancouver)

Italiano : Itália ( Florença) Espanhol –  Cuba ( Havana)  Francês – França ( Paris )

Ficaria cansativo mencionar Congressos, Seminários , palestras , etc

Atividades empresariais : Bar Restaurante Maria Maria  seguindo os mesmos objetivos transformamos o espaço em polo cultural com música de raiz e descoberta de novos talentos , espaço de exposições e debates políticos  além de referência à musica latino-americana e sua gastronomia .

Sócia da empresa Massmídia de Comunicação com uma filial em Resende E. RJ – Onde planejamos e realizamos o lançamento de um guia turístico da Região incluindo : Itatiaia, Engo Passos, Penedo e Visc. De Mauá. Na sequência  também publicamos um guia sobre Volta Redonda .

Finalmente como radialista na Mundial News FM criei o programa  “Auditoria Cidadã”. Tudo teve início após  haver sido entrevistada por uma equipe da Rádio sobre a ACD um movimento que discute e encaminha ações e denúncias contra  o aumento do endividamento público. Há alguns anos  atuei  na ACD do Rio e posteriormente fundei a ACD DE Niterói. O  programa foi ao ar durante quase  3 anos  e neste período fui produtora e apresentadora  com pautas não só relacionada ao endividamento público com forte peso no econômico mas diversificando com temas da política do momento, saúde, educação,  movimentos sociais, ecológicos, soberania, cultura ,  incluindo  teatro, cinema, artes plásticas. música e literatura. Durante a pandemia o programa passou a ser on line  e essa mudança só foi possível graças à colaboração, ao empenho e à competência  do nosso parceiro Leon Ayres  cujos frutos, começamos a colher com a criação do TABA TV  com o formato que terá a nossa cara e a de todos que  aderiram à nossa ideia. Grande parte do acervo do Programa Auditoria Cidadã será  resgatado e arquivado no Canal para consulta dos ouvintes  até a metade dos anos de 2019 .