Por que TabaTV?

TABA TV

por Helena Reis e Leon Ayres

.Helena Reis

O surgimento de uma ideia gestada através de um coletivo se reveste de muitos significados. Como gostaríamos de mostrar nossa cara? Como dizer a que viemos? Que contribuição podemos dar para enriquecer o debate tão necessário num clima de crises em que a vida, um mero sopro, ganha contornos diferentes a cada hora?

No meio do emaranhado de fios desencapado, uma certeza se impôs. Somos uno e plural ao mesmo tempo. Uno pela união dos nossos sonhos que de tão plural extravasa limites geográficos e estreitas delimitações culturais. Queremos somar, multiplicar, extrapolar e ampliar.

No entanto, precisamos de um lugar onde fincar raízes mas, apenas simbólico pois a impermanência é o nosso não lugar de direito. Escolhemos uma Taba para dizer desse lugar que queremos e onde os espaços se rearranjam a cada instante para que o novo possa entrar, o dito estrangeiro e os diferentes.

Nossa Taba reafirma simbolicamente o direito dos povos originários dos quais herdamos os mitos, o amor à terra , à natureza e tudo o mais sob a ameaça acelerada de extinção.

Será uma Taba onde as mulheres terão voz e vez, os homens nossos companheiros nos emprestarão sua força, onde os sábios serão anciãos e os jovens terão solo fértil para ousar e apostar no futuro e no contraditório.

Nossa Taba quer estimular a reflexão, quer jogar sementes pelos caminhos para que virem flores, pássaros, abelhas, rãs sapos, árvores e homens. Seres enfim!

Esperamos vocês para interagirem conosco !

Leon Ayres

Taba é uma palavra Tupi-Guarani, que todos conhecemos o significado. 

Acho que a Taba é uma organização milenar que deu certo. Em volta da Ocara, a praça central, sempre foram organizados os projetos e ações, realizados vários rituais e festas. É onde todos ficam frente-a-frente.

O mundo, do ponto de vista mais geral, está caminhando para um modelo de desenvolvimento cujo tipo de progresso está criando retrocessos significativos e colocando em risco as nossas próprias vidas. 

Nos fizeram crer que o Brasil tem cerca de 500 anos. O que não é verdade. O Brasil tem 500 séculos. As ossadas da brasileira mais antiga, encontrada no Piauí tem 50.000 anos. Temos milhares de anos de vida em nossas Tabas e não devemos abandonar toda esta experiência da Cultura Viva. 

Não tenho a pretensão de conseguir, nesta construção deste canal, toda esta grandiosidade, mas me inspirar no diálogo do ser humano para discutir a sua existência e perspectivas.

Seja bem vindo à nossa TabaTV!