O programa “Falou e Disse” entrevista Caroline Mendonça

Nesta segunda-feira, dia 04 de abril de 2022 às 17h30 o programa “Falou e Disse” da TABA TV com Helena Reis entrevista CAROLINE MENDONÇA, diretora da SASERJ – Sindicato dos A. Sociais do E. Rio de Janeiro. Nem com a pandemia, onde se viu claramente a importância do SUS e do trabalho social, foi possível tratar com justiça as questões salariais das diferentes categorias, defasadas em anos de inflação.

Caroline é assistente social e pós graduada em gestão e formulação de políticas públicas. É assistente social da Prefeitura de Nova Iguaçu e do Rio de Janeiro; ativista das greves em 2016/2017. Atualmente faz parte da diretoria do SASERJ o Sindicato dos A. Sociais do Estado e está na linha de frente nos movimentos salariais tanto a nível estadual como municipal.

A pauta tem como prioridade as reinvindicações de recomposição salarial defasado desde 2019 data do último reajuste. Como se sabe, o desmantelamento do Serviço público está em alta em todos os níveis da Administração Pública. Nem mesmo a visibilidade do trabalho dos profissionais que deram suporte ao chamado Estado do Bem Estar Social durante a pandemia, foi suficiente para serem reconhecidos e contemplados com justa remuneração.

Daí é chegado o momento de se voltar às ruas e continuar a luta por melhores condições salariais e recomposição das perdas sofridas pelo processo inflacionário nos últimos anos. O último reajuste foi em 2019 e a inflação acumulada no período prevê uma recomposição de 19,23%. O movimento é articulado com mais de 30 entes sindicais, sobretudo dos segmentos de saúde, educação e segurança pública que compõe o Fórum Permanente dos Serviços Públicos do Estado do Rio (FOSPERJ).

No histórico de lutas do SASERJ fundado em 1959 e que ganha força em 1990 uma de suas bandeiras é a defesa dos direitos da categoria se colocando contra o projeto neoliberal no Brasil que retira direitos dos trabalhadores e impõe a redução dos serviços públicos para a sociedade. Resumindo as principais lutas temos: a regulamentação da profissão incluindo carga horária, intervalos do trabalho, piso salarial e concursos públicos; inclusão do Sindicato no intersindical visando aglutinar forças; atuação nos Municípios em relação a ajustes salariais e aos direitos dos profissionais que atuam nas OS’s do Estado; atuação no departamento jurídico do SASERJ em defesa dos direitos dos trabalhadores etc.

Caroline terá muitas outras informações importantes, inclusive sobre o próximo ATO marcado para o dia 06 de abril. Vamos lá potencializar sua força!

Assistia a entrevista ao vivo pelo Youtube, clicando na imagem abaixo:Clique aqui e assista ao vivo no Youtube!

Não esqueçam de se Inscrever, deixar o Like, ativar o Sininho e Compartilhar nosso canal.

Vem pra Taba!