Programa FALOU e DISSE entrevista SÉRGIO RICARDO VERDE POTIGUARA
MUDANÇAS CLIMÁTICAS
(2º TEMPO NO JOGO PARANÓICO EM TEMPOS DE PANDEMIA)
Nessa 6ª feira 15 de outubro às 15h30, o programa Falou e Disse com Helena Reis e Leon Ayres , recebem na TABA TV o ecologista SÉRGIO RICARDO VERDE POTIGUARA para um acalorado debate sobre mais uma praga do Egito batendo à nossa porta. E não adianta fecharmos os olhos, achar que seja intriga da oposição, ou que haverá fórmulas mágicas para resolver o problema porque se não assumirmos o protagonismo na reversão do fenômeno não haverá futuro planetário!
SÉRGIO RICARDO é um Ecologista, Gestor, Planejador e Educador ambiental e produtor cultural, ou seja, o profissional completo para transgredir práticas burocráticas que deixa tudo pela metade. Além disso tem ancestralidade. Sérgio Ricardo viveu experiências com índios quando morava na Região Norte do país. Hoje faz parte do Conselho Estadual dos Direitos Indígenas (CEDIND-RJ). Foi subsecretário da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura na Prefeitura de Nova Iguaçu e coordenador do Programa Mutirão Reflorestamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do Rio. Também foi assessor técnico da Comissão de Meio Ambiente, Direitos Humanos na ALERJ.
Portanto, podemos abordar as questões principais da aceleração das mudanças climáticas tais como: desmatamento por derrubada e queimada; o assoreamento dos rios e lagoas; como podemos incrementar a utilização da energia renovável; dentro desse quadro a importância da preservação dos povos originários, a manutenção do marco temporal; e a política de reciclagem de plásticos (projetos em comunidades e escolas).
Vamos discutir a Questão Hídricas ligada ao abastecimento de água potável e a situação das usinas hidroelétricas.
Também vamos discutir questões ligadas à entrada do Brasil na OCDE.