O Programa Falou e Disse recebe Vitor Hugo Gomes.

Nesta quarta-feira, dia 21 de dezembro de 2022 às 16h Helena Reis, no comando do programa Falou e Disse, da Taba TV, em parceria com Carlos Alves de Souza, da OAB do Rio de Janeiro, entrevistarão Vitor Hugo Gomes, jurista de Caxias do Sul.

O tema dos mais instigantes: a defesa da Democracia no país Brasil. Nessa contenda o que conta mais: o povo nas ruas, os sindicatos, os movimentos sociais, as Forças Armadas, o Poder Legislativo, ou o Poder Judiciário liderado pelo STF e o TSE? Não foi mero acaso, querer buscar a opinião de um gaúcho de cepa cuja prática na defesa nacional tem tradição histórica vindo das Guerras Farroupilhas ou passando pela cadeia da legalidade quando Leonel Brizola evitou um golpe de Estado contra o Presidente eleito João Goulart.

Esse gaúcho de Caxias do Sul é uma liderança absolutamente precoce pois na década de 80 quando o Brasil entrava nos estertores de um longo período de ditadura nosso Vitor Hugo, um adolescente na época, já se destacava como líder estudantil, sendo eleito Presidente do Grêmio Estudantil na Escola Cel. José Pena de Moraes. Pouco tempo depois foi dirigente da União Brasileira de Estudantes a (UBES). Sua vivência num período de intensa euforia política com o ressurgimento da Democracia, foi sem dúvida, a pedra de toque para um jovem cuja aposta era mudar o mundo. A decisão de filiar-se ao PCB e exercer uma militância na clandestinidade revela seu fascínio revolucionário. Ao cursar a Faculdade de Direito da Universidade de Caxias do Sul foi eleito Presidente do DCE. Isso lhe trouxe uma projeção a nível nacional. Em 1989 filiou-se ao PT e uma década depois entra na vida partidária como suplente de Vereador da Cidade de Caxias do Sul (98 a 2000) e se elege na gestão seguinte (2001 a 2004). Em 97 foi Secretário de Desenvolvimento Urbano da sua cidade. Em 2013 deixa o PT pelo PSB e pouco depois vai para a Rede Sustentabilidade quando foi lançado candidato à Prefeito de Caxias do Sul. Vitor Hugo recentemente se filiou ao PDT.

Sua vida profissional é tão agitada quanto sua vida política. Exerce a advocacia não só com escritórios em Caxias do Sul como em Flores da Cunha atuando em várias áreas do direito civil, trabalhista, previdenciária e criminal. Um aspecto interessante nessa trajetória é o apoio que sempre deu aos presos e suas famílias através da Presidência do Conselho Penitenciário e preparando os apenados para a reinserção na vida em liberdade inclusive no que diz respeito ao mercado de trabalho. Atua também em vários outros movimentos de Direitos Humanos e Sociais inclusive dando apoio à população com deficiência visual.

Nossos links úteis: https://linktr.ee/canaltabatv

Assista a entrevista ao vivo pelo Youtube, clicando na imagem abaixo: